INPES - Sobre o Instituto

SOBRE O INSTITUTO

MISSÃO E COMPROMISSOS
As ciências médicas e as novas tecnologias melhoram, inequivocamente, a qualidade de vida das pessoas. Porém, as dificuldades que o País enfrenta comprimem o orçamento público em Conhecimento e pesquisas. O desprestígio da ciência e suas aplicações prejudica, por conseqüência, a população e a sociedade civil como um todo. Frente a esse cenário, a comunidade científica pode oferecer inestimável apoio e, com iniciativas concretas, atuar em favor do desenvolvimento sustentado.
Com essa visão, acadêmicos, médicos e pesquisadores em Saúde, Química, Agronomia e Biologia e outras áreas se uniram em torno de uma iniciativa pioneira – e um novo desafio: criaram o Instituto de Pesquisas e Educação em Saúde "Prof. Dr. Waldemar Ferreira de Almeida" - INPES. O INPES realiza estudos e projetos de trabalho em Saúde. Seus pesquisadores somam Conhecimento e esforços para promoverem a qualidade de vida de trabalhadores urbanos e rurais; capacitarem e oferecer suporte aos profissionais da rede vinculada ao Sistema Único de Saúde e empresas do setor; promoverem o intercâmbio dessas experiências com públicos de interesse. Com esta missão, o INPES coloca em prática esta iniciativa com seu compromisso maior: a Ciência Compartilhando Valor.

Homenagem a um emérito cientista 

Ao elegerem um emérito cientista para o nome do Instituto, seus membros fundadores rendem a justa homenagem ao Dr. Waldemar Ferreira de Almeida. Professor e um dos pilares da Toxicologia no Brasil, foi criador da Área de Saúde Ambiental, no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas, FMC, da UNICAMP. 
Foi também diretor executivo do International Life Sciences Institute, ILSI Brasil; diretor da Divisão de Biologia do Instituto Biológico de São Paulo e coordenador de diversos programas na Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, no Rio de Janeiro. Presidiu a Comissão Nacional de Assessoramento Toxicológico do Ministério da Saúde, CONAP, e a Sociedade Brasileira de Ecologia.

GOVERNANÇA

O INPES é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza de direito privado. Constituído por número ilimitado de associados, entre profissionais médicos, acadêmicos e pesquisadores, também é integrado por instituições e empresas alinhadas aos seus objetivos.
A representação e gestão administrativa do Instituto cabe ao Conselho Diretor, composto por cinco sócios-titulares, sendo um Diretor Presidente e quatro Diretores. As diretrizes da atuação são apontadas e permanentemente avaliadas pela Assembléia Geral.
O Conselho Diretor presta conta da gestão acadêmica, administrativa e financeira à Assembléia Geral, em reuniões ordinária e extraordinária.
Conheça o Estatuto do INPES, na íntegra.

INPES JR.
Com a criação do INPES JR., o Instituto se esforça para transferir Conhecimento, estimular o talento e empoderar as iniciativas de jovens e futuros cientistas, graduandos e pós-graduandos em áreas da Medicina, Química, Agronomia e Biologia, entre outras.
Por meio do INPES JR., os jovens acadêmicos são convidados a integrar o quadro de sócios, a apresentar e desenvolver seus projetos de pesquisa e de trabalhos, recebendo diretamente a assistência, consultoria e orientação científica de pesquisadores associados do INPES, órgãos públicos, instituições e empresas parceiras.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
A prestação de contas do Instituto, a cargo do Conselho Diretor, observa os princípios fundamentais de contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e ao determinado no parágrafo único do artigo 70, da Constituição Federal.
Consistindo de relatório detalhado de atividades e demonstrações financeiras, a Prestação de Contas é apresentada à Assembléia Geral, nesta homepage e por qualquer meios de informação eficazes.

Instituto de Pesquisas em Educação e Saúde
"Prof. Waldemar Ferreira de Almeida" – INPES

Rua Antonio Lapa, 280 - Cambuí
Campinas SP - CEP 13025-240