INPES - Áreas de Atuação e Serviços

ÁREAS DE ATUAÇÃO E SERVIÇOS

PROJETOS DE PESQUISA
O INPES desenvolve pesquisas científicas, estudos, projetos e consultorias aplicadas à saúde de grupos populacionais, nos meios urbanos e rurais, identificados para tais trabalhos, com exposição a produtos químicos, resíduos bacteriológicos e outros agentes ambientais.
O Instituto estabelece parcerias com: outras instituições científicas e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); de medicina vinculados ao Sistema Único de Saúde, SUS, e rede privada de saúde; do ensino acadêmico e de extensão rural; de indústrias de ingredientes ativos de insumos químicos, biológicos e outros agentes ambientais; de órgãos públicos em âmbitos municipal, estadual e federal; de empresas; de organizações não-governamentais e do Terceiro Setor.
Conheça alguns dos projetos realizados e em andamento, acessando aqui.

PARECERES TÉCNICOS
Os modernos equipamentos e novas tecnologias dinamizam os processos de fabricação e a produtividade industrial e se constituem, portanto, ganhos essenciais para o desenvolvimento das economias e da sociedade.
O INPES elabora Pareceres Técnico-Científicos (PTC) que avaliam, de forma permanente, a normalidade desses processos, assim como analisa os fatores causadores de eventos emergenciais inesperados, acidentais ou por manuseio inadequado de produtos e/ou processos químicos e agentes ambientais que exponham a riscos ou possam vir a causar efeitos imediatos ou crônicos à saúde de grupos de pessoas e grupos populacionais.
Seus pesquisadores elaboram PTCs como ferramentas de resposta rápida que dêem suporte à gestão e à tomada de decisões em saúde, baseadas em evidências científicas, bem como subsidiar ações que mitiguem possíveis conseqüências à saúde desses grupos de pessoas.
A elaboração completa de Pareceres Técnico-Científicos é realizada sob demanda de indústrias de diversos setores e de órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

CURSOS DE CAPACITAÇÃO
São conhecidos os resultados socio-econômicos alcançados por nações que adotaram políticas amplas e integradas de formação e capacitação profissional.
O próprio Brasil apresenta experiências muito bem sucedidas; apenas como exemplo, podem ser citadas as instituições do sistema S – SENAI, SENAR e SENAC. Mas, de forma geral, esta dificuldade em nosso país, certamente, ainda está a ser superada.
O Instituto de Pesquisas e Educação em Saúde atua com o objetivo de contribuir e aprimorar a formação de profissionais e trabalhadores dos diversos setores.
Desenvolve cursos de capacitação a profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e instituições privadas, com objetivo de promover aperfeiçoamento e formar multiplicadores Programas de Atenção à Saúde.
O INPES realiza cursos e palestras a técnicos e executivos de pesquisa e regulamentação das indústrias e comércio de produtos químicos e outros agentes ambientais.
Promove treinamento de operários urbanos e trabalhadores rurais, de indústrias e comércio de produtos químicos e biológicos para o manuseio e aplicação de insumos de forma segura à sua saúde.
O Instituto ainda analisa e oferece consultoria a cursos e treinamentos que instituições e empresas já desenvolvam e demandem readequações.

Instituto de Pesquisas em Educação e Saúde
"Prof. Waldemar Ferreira de Almeida" – INPES

Rua Antonio Lapa, 280 - Cambuí
Campinas SP - CEP 13025-240